Flamengo passa com facilidade sobre Bahia e deixa G4 bem assegurado

Gabigol chega ao 100º gol com o manto sagrado após pênalti mal marcado; Michael e Andreas fecham o placar

11/11/21 - 21h25
Vicente Arantes

Gabigol marcou seu centésimo gol com o manto sagrado
(Foto: Marcelo Cortes/C.R. Flamengo)

Flamengo e Bahia se enfrentaram para fechar a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021 na noite desta quinta-feira, e o que se viu foi um domínio rubro-negro no Maracanã para mais de 9 mil pessoas. Já com chances baixíssimas de título e buscando apenas pontos que o credenciam para jogar a próxima Libertadores, o time passou com facilidade por 3 a 0 sobre os baianos e com mais uma polêmica de arbitragem.

Diferentemente de segunda-feira, quando fora gravemente prejudicado em Chapecó, o Flamengo não tem nada à reclamar na noite desta quinta: o primeiro gol veio de um pênalti inexistente, onde a bola claramente bate no ombro do zagueiro do tricolor e o juiz, mesmo revisando o VAR, assinala a penalidade. O erro quase fez o Bahia não retornar a campo, mas seria uma atitude infantil quando tratada de forma separada: todos os clubes são favorecidos e prejudicados pela péssima arbitragem brasileira; enquanto não houver um ato conjunto, nada será feito.

E foi da penalidade que saiu o 100º gol de Gabriel Barbosa com a camisa rubro-negra; o 26º de pênalti. Com a vantagem no placar o time, que já tinha maior posse de bola, passou a controlar totalmente as ações do jogo diante de um Bahia acuado. E a situação só piorou quando Matheus Santos foi expulso após o segundo amarelo aos 42 minutos do primeiro tempo. Expulsão correta, mas que o Bahia insistiu em não aceitar.

O segundo tempo começou e parecia um reflexo do primeiro, com o Flamengo rondando a área do tricolor em buscar de ampliar o placar, mas correndo riscos desnecessários na parte de traz com boas chegadas de Nino Paraíba e Gilberto. Acabou que o Fla conseguiu seu segundo gol, com a estrela do momento Michael. Quatro minutos depois, mais duas expulsões: Rossi, em sua primeira participação no jogo, agrediu Diego com o cotovelo que, por sua vez, revidou de forma infantil. 10 contra 9 e um jogo pragmático. Só restou espaço para mais um gol rubro-negro, com Andreas Pereira em bonita jogada individual.

Com a vitória o Flamengo abre 8 pontos do primeiro time fora do G4, o Bragantino, além de ter dois jogos a menos que o mesmo. Atualmente na terceira colocação, com um ponto a menos que o Palmeiras e 11 a menos que o líder Atlético (além de um jogo a menos que ambos), o time volta à campo no próximo domingo para visitar o São Paulo no Morumbi. Mais um jogo para preparar a equipe para dia 27, no momento de decidir o ano da equipe.