Vasco acha gol antes do intervalo, segura resultado e entra no G4 pela 1ª vez

Com gol de Léo Jabá, Cruz-maltino vence sua segunda seguida na Série B e passa noite no zona de promoção

11/08/2021 - 10h50
João Pedro Lemos

Léo Jabá comemorando o único gol da partida
(Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama)

Na noite de sábado, Vasco e Vila Nova entraram em campo em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão. Sem Cano, o time carioca haveria de adaptar seu estilo de jogo e, mais para frente, perceberia o quão ruim é ficar sem seu astro argentino. Uma vitória somada com algumas combinações de resultado poderiam significar, para o torcedor vascaíno, uma noite de sono dentro do G4.

Sabendo da possibilidade de entrar pela primeira vez na zona de promoção para a Série A, Lisca escalou um time ofensivo com Marquinhos Gabriel e Sarrafiore. Na frente, Léo Jabá e Figueiredo formavam uma dupla de ataque veloz. Mesmo com essa ideia atacante na mente, ficar sem seu principal goleador é algo que pode prejudicar sua atuação. O 1º tempo foi de um nível técnico baixíssimo, extremamente lento e morno, com ambas as equipes errando inúmeros passes e não conseguindo criar chances de perigo. Apesar do maior volume de jogo do Cruz-maltino, o Vila Nova criou as melhores chances na primeira etapa, como o chute forte de Alesson que passou à esquerda do gol de Vanderlei aos 27'. O Vasco cresceu no fim do jogo e começou a ter mais vantagem ofensiva e aos 46', Juninho enfiou boa bola pra Léo Jabá. O ponta tenta cruzar para área porém a bola desvia no zagueiro, ganha altura e curva, e acaba morrendo no canto do gol de Georgemy.

No segundo tempo, com um Vasco acomodado, o Vila Nova cresceu em campo. O técnico Hugo Magalhães mexeu bem no time e fez a equipe ganhar volume de jogo, manter mais a posse e criar mais chances. Aos 21', Cássio Gabriel cobrou um escanteio venenoso, Vanderlei saiu mal do gol e o capitão colorado, Rafael Donato, cabeceou com muito perigo. O Cruz-maltino respondeu com uma excelente roubada de Figueiredo, que deixou Jabá na boa, porém o autor do gol vascaíno não finalizou bem. Depois disso o jogo esfriou novamente, porém era o Vila Nova quem mantinha a posse e o domínio do jogo enquanto o Vasco se defendia e sequer ameaçava buscar um contra-ataque mortal para sacramentar a vitória. Aos 40 minutos, Donato mais uma vez levou muito perigo na bola cruzada por Cássio. O goleiro vascaíno teve muito trabalho a partir daí. Com a linha de defesa do Almirante cada vez mais recuada, o Vila tinha espaço para cruzar, chutar, rodar a bola e fazer mais o que quisesse, porém nada de efetivo surgiu desse domínio e o placar se manteve no 1 a 0 para a equipe carioca.

Confira os melhores momentos do jogo:

Após o jogo, o zagueiro vascaíno Miranda, falou sobre a postura do Cruz-maltino no segundo tempo.

"Eu acho que a gente precisa se impor mais dentro de casa. Deitamos em cima do placar de 1x0 no primeiro tempo. Precisamos mudar essa nossa postura"

Com a vitória e os 3 pontos, o Vasco ainda precisava contar com pelo menos um empate entre Goiás e Remo para poder descansar tranquilo no G4. O esmeraldino ia vencendo o jogo até os 40' quando Renan Gorne empatou para a equipe paraense, dando ao Vasco a alegria do G4. Agora o Cruz-maltino liga o secador e aponta-o para Botafogo, Sampaio Corrêa e CRB, únicos times que conseguem ultrapassar o Vasco nessa rodada.

O time carioca segue com o calendário apertado e volta a campo na sexta (13) para enfrentar o Remo em Belém, às 21h30, sonhando em alcançar posições ainda melhores na tabela.