Com Hat-Trick de Chay, Botafogo toma virada de Cruzeiro mas consegue empate nos acréscimos em um jogo de seis gols

Time carioca tem problemas na defesa, mas é salvo por Chay que conquista pelo menos o empate para o glorioso

10/07/2021 - 20h19
Liandra Curopos

Chay comemorando um dos três gols que marcou na partida contra o Cruzeiro
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo retornou ao Estádio Nilton Santos - cedido para a Copa América - neste domingo (10) para encarar o Cruzeiro pela primeira vez na Série B. Em um jogo marcado por sufoco e possibilidades de vencedores abertos, o confronto contou com um hat-trick de Chay, dois gols de Marcelo Moreno e seis gols no total.

O Botafogo entrou na partida com mudanças no elenco. Marcelo Chamusca colocou Diego Loureiro no gol no lugar de Douglas Borges, criticado pela torcida. Luís Oyama, com desgaste físico, foi substituído por Barreto.

O Glorioso começou na frente quando, aos sete minutos do primeiro tempo, Diego Gonçalves fez uma jogada individual e foi derrubado por Léo Santos na área. O pênalti foi marcado, Chay cobrou e abriu o placar no Nilton Santos. Depois do gol, o Cruzeiro tentou algumas vezes o empate: após cobrança de escanteio, Rafael Navarro, ao tentar cortar, mandou no próprio travessão. Além disso, ao fim do primeiro tempo, o goleiro espalmou chute traiçoeiro de Giovanni.

O time de minas só conseguiu o empate aos nove minutos do segundo tempo, quando Bruno José fez uma jogada pela esquerda e cruzou. Gilvan tentou cortar, mas acabou marcando contra. Tudo igual no Rio de Janeiro. 1 a 1.

Sete minutos depois, Chay voltou a aparecer para colocar o Botafogo na frente, novamente. O gol veio quando a zaga mineira não afastou cruzamento de Daniel Borges, e Chay fez 2 a 1.

O jogo ganhou emoção e, em poucos minutos, o empate do Cruzeiro estava formado. O Botafogo deu bobeira na defesa e após cruzamento da esquerda, a bola bateu no braço de Kanu. Pênalti. Marcelo Moreno, que entrou depois do intervalo, cobrou e o goleiro Diego Loureiro defendeu, mas o rebote aconteceu e sobrou para ele marcar o gol de empate. 2 a 2, aos 21 minutos.

Essa foi a deixa para o técnico do alvinegro, Chamusca fez logo três alterações: entrou Matheus Frizzo, Marco Antônio e Rafael Moura. Saíram Barreto, Marco Antônio e Rafael Navarro. Porém, mesmo com as mudanças, aos 24 minutos, o Cruzeiro virou a partida. Diego Loureiro dividiu com Wellington Nem e a bola sobrou para Marcelo Moreno, que acertou o ângulo e marcou seu segundo gol do jogo. 3 a 2 para o Cruzeiro.

Depois disso, o Botafogo iniciou uma pressão maior na área de ataque e quase chegou a empatar no fim, mas Março Antônio foi parado por Fábio. Porém, nem tudo estava perdido. O meia do glorioso foi derrubado na área e o terceiro pênalti da partida foi marcado. Chay cobrou e converteu o gol que deu mais um empate para o Botafogo. Foi o sexto gol dele na Série B.

Confira os melhores momentos da partida:

Ao final da partida, Chay se lamentou pelo resultado final:

"Individualmente é uma marca muito boa na minha carreira, mas coletivamente foi um resultado muito ruim. Saímos na frente, mas sofremos mais uma vez a virada e depois empatamos. Mostra a garra que a gente tem, mas mostra também alguns vacilos que temos tido de atenção. É complicado… Tem que continuar trabalhando forte e ter mais atenção" – pediu Chay, em entrevista ao Premiere.

O Botafogo agora coleciona uma sequência ruim de três jogos sem vencer na Série B – dois empates e uma derrota. O Fogão tem 13 pontos em 10 jogos e está na 10ª colocação. O Cruzeiro, com 11 pontos em 11 partidas, está no 13º lugar.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Brusque, fora de casa, no sábado, às 19h. Enquanto o Cruzeiro recebe o Avaí, também no sábado, às 16h30.