Brasileiros sofrem contra norte-americanos no segundo dia de DreamHack Open NA

GODSENT e paiN perdem a chance de se classificar e terão que jogar repescagem amanhã; O Plano elimina Triumph e fará revanche contra time de TACO

30/06/2021 - 22h
Vicente Arantes

Estádio recebendo a DreamHack Masters 2019
(Foto: Reprodução/Instagram DreamHack)

O segundo dia da DremHack Open da América do Norte foi difícil para as equipes brasileiras: vencedoras na terça-feira, GODSENT e paiN perderam para Extra Salt e Party Astronauts, respectivamente, e desperdiçaram a oportunidade de se classificar de forma antecipada para as semifinais. Quem se deu bem foi O Plano, que venceu com facilidade a Triumph e ainda está vivo na competição!

paiN 1 x 2 Party Astronauts

Na Mirage, escolha da Party Astronauts, a paiN teve muitas dificuldades do lado defensor: não estava conseguindo trocar em nenhuma ocasião contra os "astronautas". O primeiro round que acabou com a explosão ou desarme da C4 foi apenas o 9º, onde, após a explosão, a paiN estava perdendo por 7x2. Desvantagem essa que só subiu, e terminou com um desagradável 12x3 contra os brasileiros. Na virada de half até houve um princípio de reação, que foi rapidamente cortado pelo time norte-americano, que finalizou o mapa em 16x8 com extrema facilidade. O destaque ficou para djay, da Party Astronauts, com 31 kills e 110 de ADR.

O segundo mapa do confronto foi Ancient, e a paiN mostrou o porquê do pick abrindo logo 5 a 1 do lado atacante. Explorando muito o bomb site A, a equipe brasileira encontrou dificuldade nos rounds subsequentes, seja na hora de entrar ou para defender a C4 plantada. A Party Astronauts grudou no placar, chegou no 5º ponto e dava indícios de que iria criar dificuldades; mas ficou apenas nisso: a paiN emplacou incríveis 9 rounds seguidos, abriu 15 a 5 (à essa altura já do lado defensor) e precisou apenas de calma para finalizar os astronautas em 16x8, devolvendo o placar da derrota anterior. NEKIZ e saffee foram os destaques da equipe, com 22 e 21 kills respectivamente.

O terceiro e decisivo mapa foi Inferno, e assim como na Mirage a paiN teve enorme dificuldade de CT, levando muitas execuções tanto no bomb A quanto no B. Nos últimos rounds do primeiro half mostrou poder de reação, mas mesmo assim terminou perdendo por 11 a 4. No entanto a paiN não se entregou: foi buscar a reação round a round e, com uma partida quase impecável de saffee, que fez 36 kills nos 30 rounds iniciais, levou o jogo para o OT no lado atacante.

E saffee continuou jogando demais: deu ace no primeiro round do OT, mas a paiN não conseguia emplacar. Após reverter um match point para os astronautas no OT e não conseguir fechar o jogo quando teve a chance no , a paiN conheceu sua primeira derrota na DreamHack apenas no OT, se tornando o jogo mais longo do campeonato até então. Finalizado em 25x23, com 48 rounds disputados, não tem como não dar o prêmio de destaque para saffee, que, mesmo derrotado, acumulou 55 kills e muitas jogadas incríveis. Mas, para sermos justos, Infinite (42 kills) e djay (38) do lado da Party Astronauts foram importantíssimos para esse placar que garante a classificação dos norte-americanos às semis.

PaiN Gaming na DreamHack Open em março
(Foto: Reprodução/Instagram PaiN)

GODSENT 0 x 2 Extra Salt

O primeiro mapa do confronto foi Vertigo, pick da GODSENT, e o time brasileiro começou bem do lado atacante, emplacando os 3 primeiros rounds, com felps e dumau fazendo a diferença. Mas a equipe da Extra Salt mostrou que não ia ser um adversário fácil e equilibrou o half estando de CT, principalmente com oSee, o awper da equipe. A equipe brasileira conseguiu pontuar 7 vezes do lado desfavorável, e tudo indicava que teria vantagem de CT, mas o que se viu foi uma Extra Salt afiada e avassaladora, abrindo 13x7 e dificultando a situação da equipe brasileira, que até tentou reagir com 5 rounds em sequência, mas foi finalizada em 16x12. O norte-americano oSee foi o grande destaque da Extra Salt, terminando 27/17, junto de MarKE, 22/13.

Tivemos Ancient como segundo mapa, e começando de CT o time brasileiro teve facilidade em defender os bombs, emplacar grande sequência (8 primeiros rounds vencidos) e fechar o half em 11 a 4. E não parou por aí: a GODSENT venceu o pistol, o forçado e também o eco da Extra Salt. Com 14 a 4 no placar, tudo indicava vitória da equipe brasileira e um terceiro mapa a vir... Mas a Ancient (como diria o streamer Gaules) "pode ser dura às vezes". A Extra Salt se fechou e ganhou 7 rounds seguidos sem deixar sequer a C4 ser plantada; realizou mais dois retakes em sequência e obrigou a equipe da GODSENT à guardar no 28º round, levando os norte-americanos ao empate! Naquela altura, as emoções já falavam mais alto para ambos os times e, mesmo tendo o match point após fazer o 15º round, os brasileiros acabaram cedendo o empate novamente, levando o jogo ao OT.

Abalados após ver uma vantagem de 10 rounds cair por terra, os "enviados por Deus" não conseguiram entrar no jogo no overtime, viram a Extra Salt passar o carro e vencer por 19x15, fechando a MD3. JT e, novamente, oSee fizeram um grande jogo, com 31 e 30 kills respectivamente, muitas delas de impacto, principalmente quando a Extra Salt vinha na desvantagem.

O Plano 2 x 0 Triumph

A Triumph pickou Nuke, para desespero dos torcedores brasileiros, que sabem da enorme dificuldade que O Plano tem nesse mapa. E começando de CT (o lado favorável) a dificuldade ficou nítida: alguns rounds fáceis de serem ganhos acabaram escapando com passagens pelo Terra e entradas Rampa. Mesmo assim O Plano saiu com o 8x7 para o lado atacante. Assim como nas Nuke's anteriores, os comandados por KnG encontraram maior facilidade no lado atacante, trabalhando muito pelo fora, seja para descer Secret ou subir Cat, e conseguiram finalizar a Triumph por 16x11. Trk, que vem jogando Nuke na rotação d'O Plano, foi o MVP do mapa com 26 kills, seguido por KnG com 25 e mais de 100 de ADR.

Na Mirage, O Plano começou atacando, e passando o carro na Triumph: abriu 7x0, perdeu rounds bobos onde tinha vantagem imensa sobre o adversário, mas mesmo assim terminou o half em 11x4. No CT, nenhuma dificuldade para eliminar os norte-americanos e se manter vivo na disputa pelo troféu da DreamHack. O jogo terminou 16x6 com KnG novamente com 25 kills e mais de 100 de ADR, seguido do tão criticado Lucas1, com 21 kills.

O Plano em sua Gaming House no México
(Foto: Reprodução/Instagram O Plano)

Próximos passos:

Após dois dias de DreamHack, nenhum brasileiro está classificado ainda: GODSENT e paiN, que dependiam apenas da vitória, caíram para a repescagem, e O Plano precisava vencer para se manter vivo. Amanhã (01) tem mais! A paiN joga a vida contra o vencedor de RBG Esports e Third Impact, jogo que está acontecendo na noite desta quarta-feira, e precisa apenas vencer para ir às semis, enquanto a derrota elimina o time de saffee. O jogo acontece às 16 horas e terá transmissão de Gaules na Twitch.

E um pouco mais tarde teremos o grande jogo do dia: GODSENT e O Plano fazem a revanche de terça-feira passada, mas dessa vez não há espaço para erros! Quem perder está eliminado da DreamHack Open, e o vencedor se classifica como segundo colocado do Grupo B. O jogo também será transmitido por Gaules, e está previsto para começar às 19:30.