Barcelona recebe Bayern de Munique e perde em seu primeiro jogo de Champions na era pós-Messi

Com um gol de Muller e dois de Lewandowski, time alemão leva a melhor no principal confronto do grupo E

14/09/2021 - 18h30
João Pedro Lemos

Lewandowski e Müller comemorando gol contra Barcelona
(Foto: Albert Gea/Reuters)

Nesta terça (14) o maior campeonato de futebol do mundo voltou pra uma temporada que promete ser histórica. Após uma das maiores janelas de transfêrencias de todos os tempos, inúmeras mudanças mexeram com o futebol que conhecemos e alguns dizem até que esse é o "novo futebol". Uma das principais mudanças para essa temporada é obviamente a saída de Lionel Messi do Barcelona. Aquele que para muitos é o maior jogador da história do clube, deixou o time após não conseguir renovar seu contrato por conta das regras financeiras da La Liga. O argentino assinou com o PSG e agora jogará a Champions League com outra camisa, enquanto o clube catalão não terá o craque a sua disposição pela primeira vez desde 2003, quando Messi começou a jogar a Liga dos Campeões por lá.

Com a saída de Messi e a reestruturação do clube a vista, o técnico holandês Koemann trouxe ao público europeu o novo Barcelona. O clube catalão não apresenta mais aquela cede pela posse de bola, jogando naquele famoso 4-3-3. O DNA do time mudou e para o confronto contra o clube alemão a principal meta do Barça era aguentar a pressão, não perder e quem sabe até uma pequena vitória por 1 a 0. O Bayern por sua vez continua a mesma máquina que venceu a Champions na temporada retrasada, um time sólido, veloz e faminto por gols.

Escalação de Barcelona, mostrando alteração na formação tática do 4-3-3 para o 3-5-2
(Foto: divulgação/Barcelona)

Logo no início do primeiro tempo o Bayern já pressionava a saída de bola e evitava que o Barcelona saísse tocando a bola. Com 6 minutos de jogo o Bayern apresentava quase 70% de posse de bola. Aos 18', após um cruzamento de Pavard, Sané dominou a bola no peito e bateu de canhota, obrigando Ter Stegen a fazer grande defesa. Por um momento o jogo ficou igual e bem travado, mas sempre com os bávaros dominando o campo. Aos 33', sem achar muitos espaços para penetrar a zaga catalã, Müller ajeita a bola e chuta da intermediária, ela desvia em Eric Garcia e mata Ter Stegen, abrindo placar para os alemães. Ao fim do primeiro tempo era possível ouvir algumas vaias ao time do Barcelona, que contentou-se em se apequenar frente ao Bayern.

Na volta do intervalo, logo aos 6', Sané veio puxando da direita, tabelou com Lewandowski e finalizou de dentro da área. O goleiro do barça impediu mais uma vez que o camisa 10 bávaro fizesse um gol. Porém Ter Stegen não foi capaz de parar Lewandowski que, aos 10', estava no lugar certo e na hora certa. O garoto Muisala chutou livre na entrada da área, a bola bateu na trave e o polonês só empurrou para o gol. Voltando de contusão, o brasileiro Phillipe Coutinho foi o único jogador a entrar no time catalão com mais de 23 anos, mostrando claramente a falta de profundidade do elenco do Barcelona. Logo ao entrar, Coutinho fez sua típica jogada, trazendo da esquerda para o meio e finalizando forte, com a bola passando perto do ângulo esquerdo de Neuer. Aos 39', para sacramentar uma vitória já praticamente garantida, Lewandowski ficou com a sobra após o chute de Gnabry bater na trave. O centroavante deixou Piqué no chão e soltou uma bomba de canhota, marcando o terceiro do clube bávaro.

Confira os melhores momentos do jogo:

O próximo jogo do Barcelona na Champions ocorre no final do mês, no dia 29, quando ele viaja até Portugal para enfrentar o Benfica.

O Bayern também volta à Liga dos Campeões no dia 29 e viaja até Kiev para enfrentar o Dínamo.